"...na verdade quem nos aceitou foi
ele..."
Eu não consigo me esquecer daquela afirmação,
aquele senhor acabava de confirmar aquilo que era a mais simples verdade do
"Evangelho" mas esquecida pela grande massa dos crentes
contemporâneos. Estamos tão acostumados com o "evangelho" mesclado
com o humanismo, que já não conseguimos discernir a mínima diferença entre a
mão direita e a esquerda. Num bate papo com qualquer cristão, vamos concluir
que o entendimento que eles possuem é que; se foram salvos um dia é por que
fizeram alguma coisa para receber a esta salvação. Isto soa como algo assim:
"Deus tem feito tudo o que Ele pôde fazer, o próximo passo (aquele que
realmente é decisivo) depende de você ... Céu ou inferno! a escolha é
sua".
Assim, por "aceitar" Cristo, o homem virtualmente se torna seu próprio salvador. O homem é tido como se estivesse no volante, e Deus como um mero espectador.¹ Ou seja, o Próprio salvador fica impossibilitado de salvar, pois em ultima ánalise quem decide é o pecador. Mas como alguém (no caso do pecador) decide por algo que nunca deseja?
Hoje em dia, muitos púlpitos proclamam um Deus que tenta, de um modo altamente inócuo, ser aceito pelos homens. Mas, se uma pequena parte da verdade é apresentada como se fosse a verdade total, o resultado será, na melhor das hipóteses, confusão, e na pior, decepção. A verdade parcial pode ser mais perigosa do que uma mentira aberta!¹
É bem verdade, que a VERDADE nua e crua, é intolerável aos nossos corações rebeldes. Nossos ouvidos não pode ouvi-la sem ao menos serem ameaçados pela justiça Divina, pois é como afirma o apóstolo "...para que toda a boca esteja fechada e todo mundo seja condenável diante de Deus"¹ (Rom 3:19)
Uma música do grupo Logos, retrata bem a trágica mudança no conteúdo da mensagem pregada. Diz a letra da música;
Assim, por "aceitar" Cristo, o homem virtualmente se torna seu próprio salvador. O homem é tido como se estivesse no volante, e Deus como um mero espectador.¹ Ou seja, o Próprio salvador fica impossibilitado de salvar, pois em ultima ánalise quem decide é o pecador. Mas como alguém (no caso do pecador) decide por algo que nunca deseja?
Hoje em dia, muitos púlpitos proclamam um Deus que tenta, de um modo altamente inócuo, ser aceito pelos homens. Mas, se uma pequena parte da verdade é apresentada como se fosse a verdade total, o resultado será, na melhor das hipóteses, confusão, e na pior, decepção. A verdade parcial pode ser mais perigosa do que uma mentira aberta!¹
É bem verdade, que a VERDADE nua e crua, é intolerável aos nossos corações rebeldes. Nossos ouvidos não pode ouvi-la sem ao menos serem ameaçados pela justiça Divina, pois é como afirma o apóstolo "...para que toda a boca esteja fechada e todo mundo seja condenável diante de Deus"¹ (Rom 3:19)
Uma música do grupo Logos, retrata bem a trágica mudança no conteúdo da mensagem pregada. Diz a letra da música;
"Eu sinto verdadeiro espanto no meu coração,
em constatar que o evangelho já mudou; quem ontem era servo agora acha-se
Senhor, e diz a Deus como Ele tem que ser. Mas o verdadeiro evangelho exalta a
Deus, ele é tão claro como a água que bebi, e não se negocia sua essência e
poder, se camuflado a excelência perderá ² "
Mas qual é a pura essência do Evangelho?
O Evangelho de Jesus Cristo é essencialmente centralizado em Deus, e não no homem... o pecado foi introduzido ao mundo, e tem inteiramente corrompido todo o coração e natureza, de todos os homens. Assim, nós estamos separados de Deus por uma barreira infinita. A justiça e a santidade divina, demandam que nossos pecados sejam punidos. Em nosso estado de pecado, nós nem somos capazes de pagar pelos nosso próprios pecados, nos transformar, tampouco fazer as pazes com Deus. Nossa única esperança é que alguém maior que nós faça por nós o que não podemos fazer por nós mesmos, e nos fazer aceitáveis a Deus
Mas, quem pode pagar totalmente por todos os nossos pecados? Quem pode viver perfeitamente sem nenhum pecado e merecer o favor de Deus para nós? Quem pode nos fazer aceitáveis a Deus? A resposta bíblica é inequivocamente clara: somente Deus pode fazer tudo isto.¹
Ei, alguém ai já pensou em um abismo?...existe um grande abismo entre Deus e os pecadores...onde estes jamais poderão caminhar em direção a Deus, a única alternativa parte de Deus, pois somente Ele pode caminhar em direção ao homem.
E Ele tem feito isto de tal modo que os pecadores são salvos e a justiça ainda é mantida. O culpado segue livre, mas os padrões de justiça não são quebrados. Cristo, o Eterno Filho de Deus, veio a este mundo e se tornou um homem, viveu uma vida pura de obediência ao Pai, e morreu a morte que os pecadores mereciam morrer, satisfazendo por completo, todas as obrigações da lei. Assim nós lemos: Deus nos fez agradáveis a si no Amado (Efés. 1:6). Aceitar é, sobretudo, a prerrogativa de Deus.
A salvação é Seu ato, Sua iniciativa, Sua intervenção em um caso sem esperança. Do Senhor vem a salvação (Jonas 2:9). A salvação não é tanto o pecador aceitando a Deus quanto Deus aceitando o pecador, o qual, em desespero, se torna do pecado e se agarra em Cristo. Esta é a mensagem evangélica que exalta a Deus e que manifesta Ele no comando. Isto faz com que o homem seja uma esfera que está em órbita ao redor de Deus.
Será que ficou claro meu irmão arminiano? Na graça, a ênfase não está em quem recebe, mas sim, no Doador!
Eu sei muito bem que está claro, mas parece que você "se acha" capaz, não é mesmo?" Eu quase posso escutar alguém dizendo, mas, e a minha decisão? Eu não necessitava a fazer alguma coisa? Eu não precisava ao menos ter que decidir, e desejar ser salvo?... Eu deixarei que Charles Haddon Spurgeon (1834-1892) dê uma resposta, através de sua autobiografia:
O Evangelho de Jesus Cristo é essencialmente centralizado em Deus, e não no homem... o pecado foi introduzido ao mundo, e tem inteiramente corrompido todo o coração e natureza, de todos os homens. Assim, nós estamos separados de Deus por uma barreira infinita. A justiça e a santidade divina, demandam que nossos pecados sejam punidos. Em nosso estado de pecado, nós nem somos capazes de pagar pelos nosso próprios pecados, nos transformar, tampouco fazer as pazes com Deus. Nossa única esperança é que alguém maior que nós faça por nós o que não podemos fazer por nós mesmos, e nos fazer aceitáveis a Deus
Mas, quem pode pagar totalmente por todos os nossos pecados? Quem pode viver perfeitamente sem nenhum pecado e merecer o favor de Deus para nós? Quem pode nos fazer aceitáveis a Deus? A resposta bíblica é inequivocamente clara: somente Deus pode fazer tudo isto.¹
Ei, alguém ai já pensou em um abismo?...existe um grande abismo entre Deus e os pecadores...onde estes jamais poderão caminhar em direção a Deus, a única alternativa parte de Deus, pois somente Ele pode caminhar em direção ao homem.
E Ele tem feito isto de tal modo que os pecadores são salvos e a justiça ainda é mantida. O culpado segue livre, mas os padrões de justiça não são quebrados. Cristo, o Eterno Filho de Deus, veio a este mundo e se tornou um homem, viveu uma vida pura de obediência ao Pai, e morreu a morte que os pecadores mereciam morrer, satisfazendo por completo, todas as obrigações da lei. Assim nós lemos: Deus nos fez agradáveis a si no Amado (Efés. 1:6). Aceitar é, sobretudo, a prerrogativa de Deus.
A salvação é Seu ato, Sua iniciativa, Sua intervenção em um caso sem esperança. Do Senhor vem a salvação (Jonas 2:9). A salvação não é tanto o pecador aceitando a Deus quanto Deus aceitando o pecador, o qual, em desespero, se torna do pecado e se agarra em Cristo. Esta é a mensagem evangélica que exalta a Deus e que manifesta Ele no comando. Isto faz com que o homem seja uma esfera que está em órbita ao redor de Deus.
Será que ficou claro meu irmão arminiano? Na graça, a ênfase não está em quem recebe, mas sim, no Doador!
Eu sei muito bem que está claro, mas parece que você "se acha" capaz, não é mesmo?" Eu quase posso escutar alguém dizendo, mas, e a minha decisão? Eu não necessitava a fazer alguma coisa? Eu não precisava ao menos ter que decidir, e desejar ser salvo?... Eu deixarei que Charles Haddon Spurgeon (1834-1892) dê uma resposta, através de sua autobiografia:
Quando eu estava chegando a Cristo, eu pensei que
estivesse o fazendo por mim próprio, e mesmo que eu procurei zelosamente ao
Senhor, eu não fazia idéia que o Senhor me procurava. Eu não penso que o recém
convertido esteja, primeiramente, ciente disto. Eu posso fazer um retrospecto
daquele dia e daquela hora em que eu recebi estas verdades em minha alma pela
primeira vez ! quando elas foram queimados em meu coração, como John Bunyan
diz: como se fosse ferro em brasa; e posso relembrar de como me senti crescido,
subitamente, de um bebê a um homem ! que eu fiz um progresso no conhecimento
das Escrituras, através do descobrimento, de uma vez por todas, deste
entendimento da verdade de Deus. Numa noite da semana, quando estava sentado na
casa de Deus, eu não estava pensando muito no sermão do pregador, pois eu não
acreditei nele. Um pensamento me atingiu: "Como você se tornou um
Cristão?" Eu procurei ao Senhor. "Mas como você veio a buscar o
Senhor?" Por um instante a verdade veio em minha mente: Eu não O
procuraria a menos que tivesse existido alguma influência prévia sobre a minha
mente, que me fizesse O procurar. "Eu orei!", pensei eu. Mas então
perguntei a mim mesmo: "Como vim a orar?" Eu fui induzido a orar pela
leitura das Escrituras. "Como vim a ler as Escrituras?" Eu As li, mas
o que me fez Às lerem? Então, por um momento, eu vi que Deus estava por trás de
tudo, e que Ele era o Autor de minha fé, e então a plena doutrina da graça se
abriu para mim, e desta doutrina eu não me afastei até este presente dia, e
desejo fazer esta a minha confissão constante: "Eu atribuo a minha mudança
completamente a Deus ¹ ".
Só podemos escolher aquilo que desejamos, e de fato
a única coisa que um pecador deseja é pecar. Somente a graça de Deus poder
convencer um coração endurecido de seu pecado e rebelião. Em seu comentário
acerca de Efésios 2:1-10 Matheus Henry, afirma que:
"O pecado é a morte da alma. um homem morto em
delitos e pecados não sente desejos pelos prazeres espirituais. Quando olhamos
para um cadáver, dá uma sensação espantosa. O espírito que nunca morre foi
embora, e nada tem deixado senão as ruínas de um homem. Todavia, se víssemos
bem as coisas, deveríamos sentir-nos muito mais afetados com o pensamento de
uma alma morta, um espírito perdido e caído. O estado de pecado é o estado
de conformidade com este mundo. Os homens ímpios são escravos de Satanás, que é
o autor dessa disposição carnal orgulha que existe nos homens ímpios; ele reina
nos corações dos homens. na Escritura fica claro que se os homens têm sido mais
inclinados à iniqüidade espiritual ou sensual, todos os homens, sendo
naturalmente filhos da desobediência, são também por natureza filhos da ira.
Então, quanta razão têm os pecadores para procurarem fervorosamente a graça que
os fará filhos de Deus e herdeiros da glória, tendo sido filhos da ira! O
amor eterno ou a boa vontade de Deus para com suas criaturas é a fonte de onde
fluem todas suas misericórdias para conosco; esse amor e Deus é amor grande, e
sua misericórdia é misericórdia rica. Todo pecador convertido é um pecador
salvo; livrado do pecado e da ira. A graça que salva é a bondade e o favor
livre e imerecido de Deus; Ele salva, não pelas obras da lei, senão pela fé em
Cristo Jesus. A graça na alma é vida nova na alma. Um pecador regenerado
chega a ser um senhor vivente; vive uma vida de santidade, sendo nascido de
Deus: vive, sendo livrado da culpa do pecado, pela graça que perdoa e
justifica. Os pecadores se revolvem no pó; as almas santificadas sentam nos
lugares celestiais, levantadas por sobre este mundo pela graça de Cristo. A
bondade de Deus ao converter e salvar pecadores aqui e agora, estimula os
outros a esperar, no futuro, por Sua graça e misericórdia. Nossa fé, nossa
conversão, e nossa salvação eterna não são pelas obras, para que nenhum homem
se vanglorie. Estas coisas não acontecem por algo que nós façamos, portanto,
toda jactância fica excluída. Todo é livre dádiva de Deus e efeito de ser
vivificado por seu poder. Foi seu propósito para o qual nos preparou,
dizendo-nos com o conhecimento de sua vontade, e seu Espírito Santo produz tal
mudança abençoando-nos com o conhecimento de sua vontade, e seu Espírito Santo
produz tal mudança em nós que glorificaremos a Deus por nossa boa conversação e
perseverança na santidade. Ninguém pode abusar desta doutrina apoiando-se na
Escritura, nem a acusa de nenhuma tendência ao mal. Todos os que assim agem,
não têm escusa.³"
A nossa resposta ao chamado do Salvador é consequência do seu agir em nós.
"Por que Deus é o que opera em vós tanto o
querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade" (Fil. 2:13).
Ninguém vem á Cristo arrastado, nem por força, Deus primeiro fazer o pecador querer ser salvo, convencendo de que a sua única saída esta em reconhecer a sua miséria e clamar á Deus por salvação. Somos nós os pecadores, somos nós que estamos na "ilegalidade", de tal maneira que não somos nós que recebemos a Cristo, mas é Ele quem nos recebe pela misericórdia..." quando nós olhamos a palavra "receber", nós novamente estamos face a face com a realidade que é, definitivamente, Deus quem faz a recepção. Isto também é afirmado pelas Escrituras. Por exemplo, o salmista foi confortado em saber que ele me receberá (Sal. 49:15). Os fariseus queixaram-se de Cristo: este recebe pecadores, e come com eles (Luc. 15:2). Paulo ensinou aos Romanos que Cristo também nos recebeu para a glória de Deus (Rom. 15:7). Hebreus 12:6 diz que Deus é ativo em adotar filhos espirituais na Sua família: Porque o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe como filho...Aquele bem conhecido versículo em João 1, o qual diz: Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome (v. 12), é de fato uma verdade preciosa; mas não termina aí. O próximo versículo diz claramente que, ter sido recebido por Cristo só foi possível pela graça de Deus que capacita: Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus (v.13). ¹
Que Maravilhoso Deus nós temos, que nos recebeu e não nos expulsou de sua santa presença para sempre, que minha alma reconheça pelos séculos dos séculos tão grande salvação e tão grande Salvador, que nos meus dias eu nunca venha cessar o meu louvor á Deus por sua misericórdia. E quanto a você meu amigo, que e ainda não se arrependeu de seus pecados... É verdade que você deve chegar a Cristo, e receber a salvação. Esta vinda de Cristo Jesus ao mundo para salvar pecadores são as boas notícias, e é verdadeiramente digna de toda a aceitação (I Tim 1:15). Mas você deve chegar humildemente como um mendigo, de mãos vazias, se lançando a si mesmo diante de Cristo, maravilhando-se em Seu amor infinito. Eu te imploro que venha ao Salvador dos pecadores necessitados já. Aceite a Ele do mesmo modo, que um náufrago aceita uma bóia ... do mesmo modo que um pobre mendigo aceita esmolas ... um prisioneiro aceita a liberdade! Receba a Ele do mesmo modo, que um doente recebe o médico! ¹ " Pois não há outro caminho, não outra saída, não há escapatória, de fato todos os caminhos te levará a Deus como Juiz, mas somente em Jesus Cristo você pode escapar da ira vindoura e do tormento eterno. Todo o teu esforço será inútil, todas as suas obras consideradas como lixo...a salvação não se compra...e nem se conquista, mas é recebida mediante a fé...e esta claro que "O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu" (João 3:27). De eternidade a eternidade esta verdade prevalecerá, foi Jesus quem me aceitou.
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Citações dos textos: ¹Quem Aceita Quem? /Daniel A. Chamberlin, Pastor /Tradução: Gustavo Stapait, 09/01 /Fonte: www.PalavraPrudente.com.br ²Letra da Música "Evangelho" Grupo Logos ³Matheus Henry/Comentário Bíblico/CPAD
Autor: Aldair Ramos Rios
Fonte: [ Reforma para os nossos dias ]
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