segunda-feira, 2 de abril de 2012
TODOS JUNTOS!
João Calvino tinha uma capacidade enorme para a amizade. Ele manteve algumas amizades da infância na vida adulta. Dois de seus amigos mais próximos eram Viret e Farel, com quem compartilhou os altos e baixos da causa da Reforma. Calvino repreendeu Farel, quando na idade de 69 anos, ele se casou com uma mulher muito mais jovem. Mas isso não abalou a amizade deles. Calvino ainda exortou os membros exaltados da igreja de Farel a suportar o seu pastor, que como um velho combatente buscou os confortos da vida conjugal. Calvino também estendeu a destra da amizade aos homens cujo parecer sobre questões teológicas eram diferentes do seu, entre eles Lutero e Philip Melanchton.
(…) dos seus colegas reformadores Guillaume Farel e Pierre Viret. Calvino celebrou sua amizade com esses homens no prefácio de seu comentário a Tito, no qual ele afirmou:
“Creio que nunca existiram amigos como esses que têm vivido juntos em tão profunda amizade, em seu estilo de vida diário, neste mundo, como a que temos em nosso ministério. Tenho servido aqui no ofício de pastor com vocês dois. Nunca houve qualquer aparência de inveja; parece-me que vocês dois e eu éramos como uma única pessoa.” *
“E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum”. Atos 2.44
*Citado no livro: Vivendo para a Glória de Deus, Beeke, Joel R.,