segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Visão de Deus - Pr. Miranda


Casos de Consciência  - Dr. Joseph Pipa.

Temos uma crise na Igreja hoje. Boa parte do cristianismo é superficial e raso. A fé cristã não tem sido aplicada em todas as áreas da vida. Os crentes professos são geralmente sem cultura bíblica, conhecem pouco a Bíblia e por isso não sabem aplicar sua fé à vida diária. Muitos dos pastores estão pouco equipados para ajudá-los. Mais uma vez são os puritanos que podem nos mostrar o caminho da solução. Eles eram mestres na cura das almas e estavam a par das necessidades do povo, da sua época. Eram muito hábeis em fazer o diagnóstico dos problemas humanos e de aplicar os princípios bíblicos a estes problemas. Para atingir este objetivo eles desenvolveram um método que nós chamamos de “Casos de Consciência”.


Os Puritanos escreveram muito sobre como viver uma vida santificada. Pouco do que eles pregaram e escreveram contêm qualquer coisa estranha ou única, quando avaliados por sua herança doutrinária. O que é especial sobre a visão Puritana da santidade é sua plenitude e equilíbrio, antes do que sua forma distinta.
A definição Puritana clássica de santificação é bem conhecida; nós a encontramos no Breve Catecismo de Westminster, questões 35 e 36...

Responsabilidade Humana  por Ian Murray

"As duas convicções até aqui expostas — que os convites do evangelho devem ser dirigidos a todos, e que a garantia para crer está nos mandados e nas promessas das Escrituras — levam–nos ao âmago da disputa entre o calvinismo evangélico e o hipercalvinismo. O conflito diz respeito ao lugar da responsabilidade, ou, para usar uma expressão equivalente, a sua livre agência."