Para a teologia arminiana o livre arbítrio é a
capacidade de escolha contrária e isenta (que não está sujeita a um dever ou
obrigação). O dr. Olson diz que: "O livre-arbítrio, destruído pela
queda, é restaurado por Cristo e pelo Espírito de Deus que opera por meio da
Palavra". [1] Mas antes de entrar no texto que está no
titulo do artigo, quero fazer algumas observações no significado de livre
arbítrio descrito acima:
- "o livre arbítrio é a capacidade de
escolha contrária e isenta...": A escolha Humana nunca será contrária
a sua vontade. A vontade do Homem natural é de fazer a vontade de seu pai, como
disse Jesus (João 8.42-44). Logo, já não é isenta. A pessoa é sim, obrigada, a
fazer a vontade daquele que lhe subjuga. Como descreve João 8.42-44 que se eles
fosse filhos de Deus amariam a Jesus e creriam nEle, mas como são filhos do
diabo fazem aquilo que o diabo gosta!
- "O livre-arbítrio, destruído pela
queda, é restaurado por Cristo e pelo Espírito de Deus que opera por meio da
Palavra": Soa meio estranho para o que disse Jesus. João descreve em
12.37-40 que Jesus fazia sinais entre eles mas que eles não criam e Jesus, mas
que isso era para se cumprir o que disse Isaías "Cegou os seus olhos e
endureceu os seus corações, para que não vejam com os olhos nem entendam com o
coração, nem se convertam, e eu os cure". João 12:40 (Atos 28.26). Segundo
a explicação do tal dr., que com a pregação da Palavra o Homem tem de volta (
como diz o hino "eu quero de volta o que é meu... restitui) o seu livre
arbítrio. Mas como provei acima que tal argumento é uma falácia, veja este
outro exemplo que as Escritura nos mostra em Mateus 11.25-27 que diz que, Jesus
fazia a maioria dos seus milagres (v.20 - NVI) entre três cidades e que nenhuma
delas não cria em Jesus e nisto elas são condenadas, mas o texto mostra que
Deus não quis revelar a elas porque foi do agrado do pai (v.26) e Jesus
complementa dizendo que o Filho revela "aqueles a quem o Filho o quiser
revelar." (v.27).
Mas voltando ao texto de Dt 30.19, mostrarei que
tal versículo não apoia a doutrina do livre arbítrio. Antes abordar uma
doutrina em um único versículo, temos que ter a plena consciência de que se o
contexto aprova tal pensamento.
O texto de Dt. 30.19 é um convite, "hoje
invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante
de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para
que vocês e os seus filhos vivam."Uma resposta positiva a este convite
só poderia vir após uma regeneração (segundo a ordos salutis reformada). Como?
Voltemos a alguns versículos antes do verso 19. No capitulo 29.4 Moisés diz o
porquê do povo não entender o que o Senhor Deus fez no meio deles, "mas
até hoje o Senhor não lhes deu mente que entenda, olhos que vejam, e ouvidos
que ouçam." Mas já no capitulo 30.6 Moisés diz que o Senhor Deus
fará algo neles para que amem ao Senhor, e "o SENHOR teu Deus
circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, para amares ao
SENHOR teu Deus com todo o coração, e com toda a tua alma, para que vivas".
Observe, pelo menos, duas coisas contida no verso
6. Deus circuncidará o coração daquele povo para amarem o Senhor e para que vivas.
Mesmo que não esteja na ordem da observação os versos 19 e 20 mostram
justamente isso. Verso 19 diz para eles escolherem "a vida, para
que vocês e os seus filhos vivam"e no verso 20 diz "para
que vocês amem o Senhor" Dt 30.20a.
Ou seja, Deus está mostrando que aqueles que
escolherão a vida e que amarão ao Senhor são aqueles que Deus circuncidou o
coração.
Soli Deo Gloria.
Fonte: Teologia & Apologética