segunda-feira, 17 de junho de 2013

Com Deus não se Brinca - Por Pr J Miranda




Números 16:25-34

            Ficamos impressionados e chocados com o que aconteceu recentemente em todo nordeste, no Brasil, e por que não dizer até mesmo em Países longínquos. Grandes catástrofes: secas e inundações, fome e pestes, enfermidades que assolam todas as Nações. Quais são as causas de tanto sofrimento? Cremos que a causa dos sofrimentos é a desobediência que tem dominado o coração dos homens ímpios, que transformam a graça de Deus em libertinagem. Mas não poderia deixar de pontuar que muitos que conhecem a verdade também tem andado errante, são murmuradores, profanos, desafeiçoados a palavra de Deus. O apóstolo Paulo, que nos deu as características mais descritivas dos “últimos dias”, chamou-os de “tempos difíceis” (II Timóteo 3.1-4).

           Não só em nossos dias, mas nos dias de Moisés, a terra, a natureza demonstrou a sua fúria. Segundo relato bíblico a terra se abriu repentinamente e engoliu várias famílias, juntamente com seus bens (Num 16:32). Não foi um acidente, mas um ato de disciplina e juízo de Deus, como resultado de uma palavra liberada por um líder levantado por Deus. Vamos analisar esse relato bíblico.

I – A TERRA SE ABRIU COMO UM SINAL DE DEUS PARA RESPALDAR UM LÍDER LEVANTADO POR ELE – Num 16:28-30
          Corá, Datã e Abirão se rebelaram contra Moisés questionando a sua liderança, visto não estarem satisfeitos com a posição designada por Deus para eles como levitas e desejavam também o sacerdócio (Num 16:9-10). Moisés ainda os chamou para um entendimento, mas eles não quiseram vir (Num 16:12). Deus então agiu para respaldar o líder que Ele levantou!
         Como tem sido o seu relacionamento com os Líderes que Deus tem levantado sobre a sua vida (pais, pastores, professores, patrões, militares. etc)? Não existe liderança que não venha de Deus (Rom 13:1-2). Os próprios militares têm sido enfrentados pelos atrevidos em praças públicas. Parecem  animais querendo devorar às autoridades constituídas por Deus. Rebeldes!

II- A TERRA SE ABRIU PARA ENGOLIR AQUELES QUE DESPREZARAM AO SENHOR – Num 16:30
          Os Rebeldes  Corá, Datã e Abirão ao resistir e desprezar a liderança de Moisés, estava na verdade desprezando a Deus, pois as autoridades que Deus levanta sobre nós, são autoridades representativas de Deus, principalmente os nossos líderes espirituais (Rom 13:2). Como nenhum rebelde se rebela sozinho, sempre tenta contaminar outros, essa rebelião acabou contaminando e matando mais 14.700 pessoas (Num 16:49).
         Se você está vivendo em rebelião contra alguma liderança sobre a sua vida, você está desprezando a Deus. Portanto, é tempo de se arrepender, pedir perdão, se reconciliar e obedecer, pois “obedecer é melhor do que sacrificar” (I Sam 15:22-23). Deus quer que todos nós obedeçamos ao Seu Filho Jesus Cristo e o aceitemos como nosso único e suficiente Senhor e Salvador! Faça isso agora! De outra sorte, é certo, Deus trará juízo.

Enfim, igreja de Deus, sejamos sóbrios para os feito de Deus no passado. Nos dias de Moisés, a terra se abriu e de imediato os rebeldes foram engolidos, porém a terra de hoje tem estado revoltada porque muitos estão brincando com Deus. Estamos vivendo em mundo da profanação, da perda de valores, do abandono da lei de Deus. Estamos vivendo nos dias da graça, mas não podemos infligir os Decálogos do Senhor.  É bem certo de tudo que aconteceu e tem acontecido é uma pequena demonstração da ira de Deus diante dos filhos da desobediência (Rm 1.18). Igreja de  Deus, será necessário o Senhor abrir a terra, ter que trazer secas, inundações, fome e pestes  para que os olhos do homens contemplem suas desobediências?  O que dizer dos profanos que deixaram as suas congregações em pleno Dia do Senhor e foram ao Recife assistir Espanha e Uruguai? Esse povo está brincando com Deus, profanando o Dia Santo (Gal 6:7-8). Convidamos você a se arrepender dos seus pecados! “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas” (Apocalipse 2.4-5).