sábado, 23 de fevereiro de 2013

Joaquim Andrade afirma que TJs são frágeis e desprovidos de lógica




Isso prova definitivamente que transfusão intravenosa não é o mesmo que ingestão via oral, como fazem parecer as Testemunhas de Jeová. O sangue, pelo sistema circulatório, leva a todos os órgãos do corpo humano oxigênio e nutrientes vitais, indispensáveis à vida, mas não pode substituir os alimentos digeridos pelo processo digestivo natural.
De acordo com o pesquisador, uma pessoa desavisada que for abordada com essas argumentações e exemplos, certamente ficará muito confusa e será facilmente seduzida, pois parecem muito racionais. Mas se submetermos esses argumentos a uma contra-refutação, logo perceberemos o quanto eles são frágeis e desprovidos de lógica e honestidade intelectual. 
- Os absurdos engendrados pelo Corpo Governante das Tesemunhas-de-Jeová formaram um obstáculo quase que intransponível na história das TJs, uma vez considerada a hipótese de se extinguir tal doutrina, como ocorreu no passado com a proibição da vacina e do transplante de órgãos, agora liberados. Obviamente, quando isso acontecer, a STV se defrontará com um colapso sem precedentes entre seus membros em todo o mundo. Dada tamanha problemática, não é de se estranhar a ânsia encontrada nas publicações das Testemunhas de Jeová sobre a possibilidade, hoje real, da confecção de sangue artificial -, disse Joaquim Andrade.
Ele ofereceu alguns dados importantes: O sangue é um tecido vivo produzido pela medula óssea de alguns ossos. O corpo humano carrega cerca de 4 litros de sangue. Eles irrigam uma rede de 200 mil quilômetros de artérias, veias e capilares, o suficiente para dar 5 voltas ao redor da Terra; a aorta é a maior artéria do corpo. Ela mede 5 centímetros de diâmetro e distribui o sangue em todas as partes do coração; o sangue circula a uma velocidade de dois quilômetros por hora. Demora, portanto, 15 segundos para chegar de uma mão a outra e dois segundos do quadril até os pés.
De conformidade com Joaquim Andrade, a primeira transfusão de sangue realizada com sucesso se deu em 1665, quando Richard Lower, membro de uma associação médica londrina, transfundiu sangue de um cão a outro; doar sangue não vicia, não engorda, não emagrece, não engrossa o sangue, nem afina a pele. Doar uma vez não obriga você a doar sempre, você apenas doará novamente se quiser; o coração humano funciona ao ritmo de 72 batidas por minuto, 104 mil por dia, 38 milhões por ano e algo em torno de 2,5 bilhões de pulsações ao longo da vida; ele bombeia 85 gramas de sangue a cada batida, o que equivale a mais de 9 mil litros de sangue por dia.