segunda-feira, 8 de setembro de 2014

O Evangelho para Todas as Nações - Por O. Palmer Robertson


.



E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim” (Mt 24:14)
Estamos gratos ao Senhor porque Ele está levantando pregadores da Palavra de Deus na África. Não há outra forma pela qual a salvação chegue às nações, senão a que Deus instituiu que é a pregação do Evangelho. O Evangelho é para todas as nações!
Quando será o fim do mundo? Quando se realizará o clímax da História? Será que podemos ver acontecendo hoje alguma coisa daquilo que Jesus descreve no capítulo 24 de Mateus? Será que hoje há nação se levantando contra nação e reino contra reino? Será que hoje há fome e terremotos em vários lugares? Estes são princípios das dores do “parto” quando o reino de Deus está nascendo. Muitas pessoas são perseguidas por causa da fé e muitos são odiados em todas as nações; muitos falsos profetas têm surgido e a fé de muitos, a fé da grande maioria está se esfriando. Mas a Bíblia diz que “aquele que perseverar até o fim será salvo”.
O Evangelho precisa ser pregado e anunciado publicamente; precisa ser proclamado com autoridade. Este evangelho das BOAS NOVAS precisa ser pregado em todas as nações. Jesus afirmou que o Evangelho precisa ser pregado a todas as nações e somente assim virá o fim ― “E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim”.
O que é este Evangelho? Nós sabemos o que é: Jesus é o Cristo prometido que redime judeus e gentios que NELE confiam, através de Sua morte e ressurreição. Estas são as Boas Novas! Jesus é o Messias prometido! Ele é a consumação de todos os propósitos de Deus na história; por Sua morte e ressurreição Ele redime, liberta da culpa e do poder do pecado a todos os que NELE crêem e que confiam, judeus e gentios, em todas as nações do mundo. Estas são as Boas Novas! Podemos crer ou não crer, mas isso é o Evangelho!
Mistério
Porém existe um mistério no Evangelho. Que mistério é esse? O Evangelho é muito simples e claro, no entanto, mesmo assim há um mistério. Onde está esse mistério? O mistério está exatamente na forma como se dá o crescimento deste Evangelho. Como este Evangelho, que era algo judaico, limitado a uma pequena parte do mundo (Israel) pode se tornar algo mundial envolvendo todas as nações do mundo? Este é o mistério do Evangelho!
Em várias parábolas Jesus menciona o mistério do crescimento deste Evangelho. Eu passei quase nove horas voando a quase mil quilômetros por hora para chegar ao Brasil vindo da Holanda depois que saí de Uganda na África. Da Holanda para a Palestina se leva quase cinco horas voando nesta velocidade. Mas eu venho ao Brasil e aqui encontro muitos crentes e uma multidão de pregadores. Como isto aconteceu? Venho de Uganda, um país no meio da África com uma população de mais ou menos 24 milhões de pessoas, com mais ou menos 18 milhões confessando Jesus como Salvador. É, talvez, 70 a 80% dos habitantes de Uganda. Como isto aconteceu? O crescimento do Evangelho tem um aspecto misterioso.
Relacionado a esse crescimento Jesus conta algumas parábolas. Ele disse que um homem planta uma semente na terra e dia e noite se levanta com uma luz para ver o que está acontecendo. Este homem não consegue compreender o que acontece: ele coloca uma pequena semente na terra imunda, mas ela germina e cresce. Este homem não sabe como isso acontece “automaticamente” (“Disse ainda: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse a semente à terra;depois, dormisse e se levantasse, de noite e de dia, e a semente germinasse e crescesse, não sabendo ele como” ― Mc 4:26-27). A palavra usada no grego é exatamente “automaticamente”. A semente cresce automaticamente. Como isso acontece? É um mistério!
Jesus conta outra parábola (Mt 13:24-30, 36-43). Um homem semeia uma semente boa no campo e diz que o campo é o mundo e que a boa semente são os filhos do reino (v. 38). O campo seria a Palestina? Jesus não era um homem judeu? Sim, mas o Evangelho não é para os judeus somente, pois Jesus diz que o campo é o mundo e os filhos do reino são a semente semeada no mundo inteiro. Como isso pode acontecer?