segunda-feira, 28 de julho de 2014

QUEM DESEJA O EPISCOPADO, EXCELENTE OBRA DESEJA



I Timóteo 3:1-7                                                  I Timóteo 1:1

                   A palavra "episcopado" significa pastorado. dado que as palavras gregas "epíscopos", "poimen" e "presbítero" são de significado idêntico - bispo, pastor, presbítero ou ancião.

                     Assim, Paulo ensina que aquele que anseia, deseja, o pastorado, ou o bispado, excelente obra deseja. De facto, o pastorado é um ministério especialmente digno de nota. O pastor é aquele que leva o rebanho às pastagens melhores e mais seguras.

                     O Pastor ou Bispo é um líder que cuida principalmente da vida espiritual do seu rebanho, mas não descuida nenhum aspecto da vida da comunidade.

                     Para isto ele deve ser especialmente chamado e vocacionado por Deus, e deve ter como prioridade servir abnegada e totalmente  ao Senhor na pessoa do rebanho que lhe foi confiado. Deve dar o exemplo de vida cristã. Ser marido de uma só mulher (casado, portanto), vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar, não vicioso, nem espancador, não avarento, nem ganancioso, mas moderado em todas as coisas.

                      O Pastor deve sentir que o seu rebanho o olha como líder a imitar e, por isso, cumprir com zelo, amor e entrega completa o seu ministério. O ministério pastoral não deve ser assumido como uma profissão, mas como um sacerdócio, ao qual nos damos sem reservas. Completamente separado para o serviço do Senhor.

                       O pastorado é um ministério muito especial, com muitos espinhos e dificuldades, mas também repleto das graças  maravilhosas e incomparáveis. Pela parte que me toca, jamais quereria outro trabalho, não pelas mordomias materiais auferidas, já que cheguei pobre ao trabalho do Senhor e, depois de 57 anos de trabalho e trabalhos, vou morrer, operando no ministério, pobre como entrei.

                       Mas, graças a Deus que me teve por fiel, pondo-me no ministério (I Timóteo 1:12), guardando-me do mal e dando-me forças para trabalhar como servo.