quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O Que é uma Pessoa Espiritual?

Há muita confusão hoje concernente ao que constitui uma pessoa espiritual, ou o que realmente é a verdade espiritualidade. Sem dúvida você já ouviu alguém falando sobre ser “realmente uma pessoa espiritual”. Mas o que é uma pessoa espiritual? O que significa, no sentido bíblico, ser uma pessoa espiritual?
Hoje, muitas coisas são consideradas, por diferentes grupos e indivíduos, como denotando espiritualidade. Há o cerimonioso “conservador” que é oposto a todo “mundanismo” (todo tipo de divertimento ou recreação); há aqueles que se vestem de uma maneira particular; aqueles que parecem ser “leitores da Bíblia”; aqueles que são extraordinariamente pontuais e precisos em seus rituais religiosos; aqueles que se vestem de moralidade e generosidade religiosa (eles fazem questão de te manter informado quanto a isso!); e atualmente, aqueles que balançam e se tremem, dançam e gritam, e falam em línguas. Mas o que é uma pessoa espiritual?
1. Alguém que é nascido de Deus o Espírito Santo. “O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito” [espiritual] (João 3:6).
2. Alguém que tem conhecimento e discernimento espiritual. “Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus” (1 Coríntios 2:9, 10).
3. Alguém que pensa nas coisas espirituais. “Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito” (Romanos 8:5).
4. Alguém que é guiado pelo Espírito de Deus. “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus” (Romanos 8:14).
5. Alguém que é engajado no conflito espiritual com a carne. “Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis” (Gálatas 5:17).
6. Alguém que manifesta o fruto do Espírito. “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei” (Gálatas 5:22,23).
Pastor Maurice Montgomery