Os apoiadores de Calvino de hoje se queixam “Nenhum líder Cristão jamais tem sido, com tanta freqüência, condenado por tantos. E o fundamento usual para a condenação é a execução de Servetus e a doutrina da predestinação”.[76]De fato, Servetus foi apenas uma de muitas vitimas do calvinismo levado às suas conclusões lógicas. Os defensores geralmente pleiteiam que o que Calvino fez era uma prática comum e que ele deveria ser julgado conforme o padrão de ser tempo. Ser “Novas criaturas em Cristo” para não ir além do que as convenções de suas culturas e de seus momentos na história? Certamente não!A soberania de Deus em controlar e causar todas as coisas que ocorrem é o coração do calvinismo. O calvinista fiel C. Gregg Singer declara que “a grandiosidade secreta da teologia de Calvino está nas garras do ensino bíblico da soberania de Deus”.[77]Calvino verdadeiramente poderia ter acreditado que ele era o instrumento escolhido de Deus desde a eternidade passada para coagir, torturar e matar a fim de forçar os cidadãos de Genebra ao comportamento que Deus predestinou e causaria? Calvino tem sido aclamado como um exemplo piedoso que baseou seu exemplo e teologia unicamente na Escritura. Mas, muito do que ele fez não era bíblico e era extremo, embora consistente com sua teologia. Esse fato não é uma razão suficiente para examinar o calvinismo cuidadosamente a partir das Escrituras? Que o Papa e Lutero se juntaram em uma aliança profana com o governo civil para aprisionar, açoitar, torturar e matar dissidentes em nome de Cristo não justifica Calvino. Não é possível que algo da teologia de Calvino eraantibíblico como os princípios que guiaram sua conduta? William Jones declara:E com respeito a Calvino, é manifesto que …a mais odiosa característica em todo o multiforme caráter do papado aderiu nele por toda a vida – eu quero dizer o espírito de perseguição.[78]Não é somente Cristo o padrão de seus seguidores? E Ele não é sempre o mesmo, imutável pelo tempo ou cultura? Como os papas podem ser condenados (e certamente são) pelo mal que eles fizeram sob a bandeira da cruz, enquanto Calvino é dispensado por fazer o mesmo, embora em uma escala menor? As seguintes são somente duas passagens, entre muitas que condenam Calvino:• Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. (Tiago 3:17)• Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele [Cristo] andou. (1 João 2:6)Eu me pergunto como tantos líderes Cristãos de hoje podem continuar a elogiar um homem cujo comportamento foi muitas vezes tão distante dos exemplos bíblicos refletidos acima.”
Respostas: (a) O motivo para a execução de Servet não foi a predestinação, mas a negação da doutrina da Trindade. (b) Com relação a questão cultural, até os arminianos se utilizam dela para negarem doutrinas bíblicas. Por exemplo, muitos deles afirmam que a proibição de Paulo com relação as mulheres exercerem função eclesiástica (1 Co 14:34,35; 1 Tm 2:11,12) era baseada em questões culturais de sua época ou em sua própria opinião. (c)Quando os anabatistas e os arminianos jesuítas perseguiram, confiscaram, amaldiçoaram, roubavam e assassinavam seus oponentes, suas práticas estavam ligadas diretamente à sua questão soteriológica e eclesiológica? Eu só queria que o Dave Hunt e os seus simpatizantes respondessem esta pergunta!(d) A despeito do desprezo de Dave Hunt e de seus simpatizantes a Calvino, o fato é que nem mesmo isso vai poder ofuscar o brilho da obra e da vida de Calvino na Europa e no mundo todo, conforme testemunho de outros arminianos. Por exemplo, o Pr. Claudionor Correa de Andrade (ministro das Assembleias de Deus):
"Conhecido como o grande sistematizador dos postulados cristãos, Calvino ostentava como texto-áureo de seu labor teológico esta oração latina 'Sola Scriptura'. Tendo em vista este princípio (Somente a Escritura), Calvino pode ser considerado um teólogo essencialmente bíblico" (Dicionário Teológico, edição de 1996, p.65).
Rev. David S Schaff (metodista arminiano):
"Os comentários de Calvino são um monumento de exposição crítica dos livros bíblicos" (Nossa Crença e de Nossos Pais, p.56).
Nelws Lawrence Olson (arminiano), diz de Calvino:
“Este grande reformador viveu entre os anos 1509 e 1564 e foi grandemente usado por Deus para trazer novamente a luz do evangelho ao mundo, após tantos séculos de obscurantismo. Suas opiniões teológicas são estudadas até hoje por todos que exercem liderança espiritual” (O Batismo Bíblico e a Trindade, [CPAD], p.71)
E até o próprio James Arminio (1560-1609), pai dos arminianos, dizia de Calvino:
"Depois da leitura das Escrituras..., e mais do que qualquer outra coisa,... eu recomendo a leitura dos Comentários de Calvino ... Pois afirmo que na interpretação das Escrituras Calvino é incomparável, e que seus comentários são mais valiosos do que qualquer coisa que nos tenha sido legada nos escritos dos pais — tanto assim que atribuo a ele um certo espírito de profecia no qual se encontra em uma posição distinta acima dos outros, acima da maioria, na verdade, acima de todos" (Carta escrita a Sebastian Egbertsz, publicada em P. van Limborch e C. Hartsoeker, Praestantium ac Eruditorum Virorum Epistolae Ecclesiasticae et Theologicae [Amsterdam, 1704], nº 101).
Fonte: Grupo Projetos Novos Reformadores, no facebook.Os apoiadores de Calvino de hoje se queixam “Nenhum líder Cristão jamais tem sido, com tanta freqüência, condenado por tantos. E o fundamento usual para a condenação é a execução de Servetus e a doutrina da predestinação”.[76]De fato, Servetus foi apenas uma de muitas vitimas do calvinismo levado às suas conclusões lógicas. Os defensores geralmente pleiteiam que o que Calvino fez era uma prática comum e que ele deveria ser julgado conforme o padrão de ser tempo. Ser “Novas criaturas em Cristo” para não ir além do que as convenções de suas culturas e de seus momentos na história? Certamente não!A soberania de Deus em controlar e causar todas as coisas que ocorrem é o coração do calvinismo. O calvinista fiel C. Gregg Singer declara que “a grandiosidade secreta da teologia de Calvino está nas garras do ensino bíblico da soberania de Deus”.[77]Calvino verdadeiramente poderia ter acreditado que ele era o instrumento escolhido de Deus desde a eternidade passada para coagir, torturar e matar a fim de forçar os cidadãos de Genebra ao comportamento que Deus predestinou e causaria? Calvino tem sido aclamado como um exemplo piedoso que baseou seu exemplo e teologia unicamente na Escritura. Mas, muito do que ele fez não era bíblico e era extremo, embora consistente com sua teologia. Esse fato não é uma razão suficiente para examinar o calvinismo cuidadosamente a partir das Escrituras? Que o Papa e Lutero se juntaram em uma aliança profana com o governo civil para aprisionar, açoitar, torturar e matar dissidentes em nome de Cristo não justifica Calvino. Não é possível que algo da teologia de Calvino eraantibíblico como os princípios que guiaram sua conduta? William Jones declara:E com respeito a Calvino, é manifesto que …a mais odiosa característica em todo o multiforme caráter do papado aderiu nele por toda a vida – eu quero dizer o espírito de perseguição.[78]Não é somente Cristo o padrão de seus seguidores? E Ele não é sempre o mesmo, imutável pelo tempo ou cultura? Como os papas podem ser condenados (e certamente são) pelo mal que eles fizeram sob a bandeira da cruz, enquanto Calvino é dispensado por fazer o mesmo, embora em uma escala menor? As seguintes são somente duas passagens, entre muitas que condenam Calvino:• Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. (Tiago 3:17)• Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele [Cristo] andou. (1 João 2:6)Eu me pergunto como tantos líderes Cristãos de hoje podem continuar a elogiar um homem cujo comportamento foi muitas vezes tão distante dos exemplos bíblicos refletidos acima.”
Respostas: (a) O motivo para a execução de Servet não foi a predestinação, mas a negação da doutrina da Trindade.
(b) Com relação a questão cultural, até os arminianos se utilizam dela para negarem doutrinas bíblicas. Por exemplo, muitos deles afirmam que a proibição de Paulo com relação as mulheres exercerem função eclesiástica (1 Co 14:34,35; 1 Tm 2:11,12) era baseada em questões culturais de sua época ou em sua própria opinião.
(c)Quando os anabatistas e os arminianos jesuítas perseguiram, confiscaram, amaldiçoaram, roubavam e assassinavam seus oponentes, suas práticas estavam ligadas diretamente à sua questão soteriológica e eclesiológica? Eu só queria que o Dave Hunt e os seus simpatizantes respondessem esta pergunta!
(d) A despeito do desprezo de Dave Hunt e de seus simpatizantes a Calvino, o fato é que nem mesmo isso vai poder ofuscar o brilho da obra e da vida de Calvino na Europa e no mundo todo, conforme testemunho de outros arminianos. Por exemplo, o Pr. Claudionor Correa de Andrade (ministro das Assembleias de Deus):
"Conhecido como o grande sistematizador dos postulados cristãos, Calvino ostentava como texto-áureo de seu labor teológico esta oração latina 'Sola Scriptura'. Tendo em vista este princípio (Somente a Escritura), Calvino pode ser considerado um teólogo essencialmente bíblico" (Dicionário Teológico, edição de 1996, p.65).
Rev. David S Schaff (metodista arminiano):
"Os comentários de Calvino são um monumento de exposição crítica dos livros bíblicos" (Nossa Crença e de Nossos Pais, p.56).
Nelws Lawrence Olson (arminiano), diz de Calvino:
“Este grande reformador viveu entre os anos 1509 e 1564 e foi grandemente usado por Deus para trazer novamente a luz do evangelho ao mundo, após tantos séculos de obscurantismo. Suas opiniões teológicas são estudadas até hoje por todos que exercem liderança espiritual” (O Batismo Bíblico e a Trindade, [CPAD], p.71)
E até o próprio James Arminio (1560-1609), pai dos arminianos, dizia de Calvino:
"Depois da leitura das Escrituras..., e mais do que qualquer outra coisa,... eu recomendo a leitura dos Comentários de Calvino ... Pois afirmo que na interpretação das Escrituras Calvino é incomparável, e que seus comentários são mais valiosos do que qualquer coisa que nos tenha sido legada nos escritos dos pais — tanto assim que atribuo a ele um certo espírito de profecia no qual se encontra em uma posição distinta acima dos outros, acima da maioria, na verdade, acima de todos" (Carta escrita a Sebastian Egbertsz, publicada em P. van Limborch e C. Hartsoeker, Praestantium ac Eruditorum Virorum Epistolae Ecclesiasticae et Theologicae [Amsterdam, 1704], nº 101).
Fonte: Grupo Projetos Novos Reformadores, no facebook.