Estudo Bíblico Sobre a Providência Divina – Por Pr. Miranda
A doutrina da providência “é apresentada como sustentação da criação e da criatura".
O AUTOR DA PROVIDÊNCIA
Pensando na providência divina, o companheiro de Jó fez duas perguntas: “Quem lhe entregou o governo da terra? Quem lhe confiou o universo? “(Jó 34.13).
A resposta teológica a esta pergunta do companheiro de Jó é a seguinte: O Deus triúno, Pai, Filho e Espírito Santo, é o autor de toda obra providencial. As obras de provisão, preservação, governo e concorrência não pertencem somente ao Pai, como se costuma pensar, mas à trindade toda.
DEUS, O PAI
Jesus Cristo deixou absolutamente claro a respeito do trabalho providencial de seu Pai neste universo. Ele disse: “Meu Pai trabalha até hoje” (Jo 5.17). Esse trabalho não se refere à criação do universo físico, pois esta foi terminada em seis dias. Depois dos seis dias, é-nos dito que o Senhor descansou da obra que havia feito. Todavia, o seu repouso da criação foi temporário. Logo depois ele começou a trabalhar de novo, não agora na criação, mas na manutenção dela, o que inclui a sua restauração. Desde o seu começo a criação precisa ser mantida e restaurada. Por causa de sua finitude e também por causa do agravamento do pecado, a manutenção do universo é absolutamente necessária (Romanos 8.18-23).
DEUS, O FILHO
Jesus Cristo, o Filho de Deus encarnado, após falar do trabalho contínuo do seu Pai, acrescentou: “...e eu trabalho também” (Jo 5.17). Cristo que foi o agente da criação, conforme ensino das Escrituras (Jo 1.1-3), continua a trabalhar, mas o seu trabalho também possui a conotação providencial. O escritor aos Hebreus diz que Jesus Cristo, é “a expressão exata do ser divino, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder” (Hb 1.3).
Assim como Deus criou todas as coisas através do Filho, sendo este o agente da criação, também Deus sustenta todas as coisas através do Filho. Deus o Filho não faz nada que o Pai também não tenha feito. Há uma perfeita unidade de trabalho entre eles, de forma que a trindade opera harmoniosamente. Por essa razão, o próprio Jesus Cristo disse:
“Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz.” (Jo 5.19)
Paulo diz que em Cristo todas as coisas criadas subsistem (Cl 1.17). Não há meio de as coisas continuarem a existir sem a cooperação da Segunda Pessoa encarnada. A obra da providência é uma obra de cooperação das três pessoas da trindade.
DEUS, O ESPÍRITO
Embora não haja nenhum texto que fale explicitamente da cooperação do Espírito Santo na manutenção da criação, não podemos excluí-lo dessa divina tarefa. Todavia, há um texto que nos mostra como o Espírito Santo é o mantenedor da vida neste mundo.
“Todos esperam de ti que lhes dês de comer a seu tempo. Se lhes dás, eles o recolhem; se abres a mão, eles se fartam de bens. Se ocultas o teu rosto, eles se perturbam; se lhes cortas a respiração, morrem, e voltam ao pó. Envias o teu Espírito, eles são criados, e assim renovas a face da terra.” (Sl 104.27-30)
O salmista está falando com Deus, e atribui ao Espírito Santo a manutenção das criaturas totalmente dependentes da bondade divina. O Espírito Santo é o renovador da vida natural e espiritual. É o responsável pela manutenção das criaturas para que as espécies não se extingam. Ele, juntamente com o Pai e o Filho, são os autores, os agentes e a causa eficiente da obra providencial. O Espírito Santo é conhecido como Aquele que nos ajuda, que conserta o nosso clamor, que examina o nopsso ser (Romanos 8.26-27).
Deus está no trono de seu universo, olha para tudo o que ele criou e faz de sua criação o que bem lhe apraz. Ele reina sobre todas as coisas e o seu governo é visto na continuação da existência de todas as coisas - (Heber Campos).
Paulo, o apóstolo, faz uma apologia de Deus dizendo que todas as coisas começam e terminam em Deus (Rm 11.36). Nesse verso, é-nos dito que todas as coisas são dele (isto tem a ver com a criação), através dele ( isto tem a ver com a providência) e para ele (isto tem a ver com a glória dele).
Deus está no trono de seu universo, olha para tudo o que ele criou e faz de sua criação o que bem lhe apraz. Ele reina sobre todas as coisas e o seu governo é visto na continuação da existência de todas as coisas - (Heber Campos).
Paulo, o apóstolo, faz uma apologia de Deus dizendo que todas as coisas começam e terminam em Deus (Rm 11.36). Nesse verso, é-nos dito que todas as coisas são dele (isto tem a ver com a criação), através dele ( isto tem a ver com a providência) e para ele (isto tem a ver com a glória dele).