Quem foi João Batista?
João Batista (Judéia, 2 a.C. - 27 d.C.) foi um pregador judeu, do início do século I, citado pelo historiador Flávio Josefo e os autores dos quatro Evangelhos da Bíblia.
Segundo a narração do Evangelho de Lucas, João Baptista era filho do sacerdote Zacarias e Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus. Foi profeta e considerado pelos cristãos como o precursor do prometido Messias (Lucas 3.1-21), Jesus Cristo. Batizou muitos judeus, incluindo Jesus, no rio Jordão, e introduziu o batismo de gentios nos rituais de conversão judaicos. Batísmo arrependimento.
João Batista em seus dias abominaria os festejos juninos. E por abominar e reprovar seria não mais DECAPTADO, E SIM QUEIMADO VIVO, em nossos dias. Esse relato faz-nos lembrar do grande reformador John Huss, foi queimado em praça pública por denuncia o pecado do povo.
Ele chamaria a multidão de: “RAÇA DE VIBORAS” (Lucas 3.7). Ele chamaria a multidão de: ADÚLTEROS E ADÚLTERAS. “João Batista dizia a Herodes: Não te é lícito adulterar (possuir) a mulher de teu irmão”(Marcos 6.18).
O homem João é considerado o santo adivinhador, festeiro, protetor dos casamentos, protetor dos enfermos, cura dor de cabeça e dor de garganta. João Batista foi o precursor daquele que exerce doto poder e senhoril, o Deus Emanoel.
Os VERDADEIROS evangélicos não concordam e não participam das festas juninas porque, na verdade, essa é uma celebração a CRIATURAS. As comidas, as danças, longe de ser apenas uma diversão, são oferecidas aos ídolos. A Bíblia é muito clara em relação à idolatria e à exortação a não cultuarmos outros deuses e nenhuma associação com eles “Não vos ponha em jugo desigual com os incrédulos...” (II Coríntios 6.14-16). Para saber mais sobre esses assuntos, leia 1 Sm. 15: 23; At. 17:16; 1 Co. 01:14; e Gl. 5:20. Sobre comida sacrificada aos ídolos, leia At. 15:20; Rm. 14:15-21; 1 Co. 8;10:25-33. Tiago 4.4.
Louvamos a Deus por que esse festejo é conhecido como “Maior são João do Mundo”. O mundo inteiro jaz no maligno (I João 5.19). Logo a festa não é de Deus. Para aqueles que nasceram de Cristo não há mais deleite nas coisas que o mundo os oferece “Se alguém está em Cristo, nova criatura é...”(II Coríntios 5.17). Deus ordena a sua igreja “Não quero que sejais participantes com os demônios” (I Coríntios 10.20).