segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Uma Vez Salvo, Salvo Para Sempre

Por - Pastor J Miranda

A Doutrina da Graça nos a Segura a Salvação – Os regenerados não perdem a Salvação – A salvação está garantida – Deus fará os regenerados perseverarem até o fim.

Ao declarar-se a eterna segurança do povo de Deus, talvez seja mais claro falar de sua preservação que – como se costuma fazer – de sua perseverança. Perseverança significa contínuo apego a uma crença apesar do desencorajamento da oposição. A razão por que os crentes perseveram na fé e na obediência, contundo, não está na força de sua própria dedicação, mas em que Jesus Cristo, através do Espírito Santo, os preserva.
João nos diz que Jesus Cristo se comprometeu com o Pai (Jo 6.37-40) e diretamente com seu povo (Jo 10.28-29), no sentido de guardá-lo, de modo que esse povo nunca perecerá. Na sua oração por seus discípulos, depois de terminar a Última Ceia, Jesus pediu que aqueles que o Pai lhe tinha dado (Jo 17.2, 6, 9, 24) fossem preservados para a glória. Cristo continua a interceder por seu povo (Rm 8.34; Hb 7.25), e é inconcebível que sua oração em favor deles fique sem resposta.
Paulo celebra a presente e futura segurança dos santos no amor onipotente de Deus (Rm 8.31-39). Ele se regozija na certeza de que Deus completará a boa obra que começou na vida dos crentes (Fp 1.6; conforme 1Co 1.8-9; 1Ts 5.23-24, 2Ts 3.3; 2Tm 1.12; 4.18).


Passamos a pertencer a outra família – A primeira família que fazíamos parte, a mesma condenava-nos (Adão e Eva). A nova família (Família da trindade João 1.12.13). Esta nova família nos garante salvação!

1- Temos um pastor que nos conduz a vida eterna– João 10.27;

2- Temos salvação garantida – Efésios 1.13; João 10.28; João 17.2; João 15.16;

3- Temos nome de Deus manifestado nos regenerados – João 17.6;

4- Temos Jesus que roga por nós – João 17.9; João 17.14-16;

5- Temos o Gozo completo – João 17.13;

6- Os regenerados estão preocupados com a Palavra – A palavra é a santificação dos filhos de Deus João 17.17; Sl 119.9,18,35,48;

7- Você foi eleito para salvação – Não existe poder que frustre o plano salvifico de Deus na vida dos que foram justificados - Romanos 8.30;

8- Os eleitos de Deus foram Comprados – Atos 20.28; Atos 28.20; I Co 6.20; Apocalipse 5.9-10 “E entoavam novo C ântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, Porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra”;

Deus infalivelmente trará todos os Seus eleitos à vida eterna, .... John Bunyan,
9- Somos propriedade de Deus – I Pedro 2.9-10;

10- Nem mesmo a morte poderá nos livrar das mãos de Cristo – Romanos 8.38-39.


Conclusão: Quantos aqueles que hoje são “crentes” e amanhã estão no mundo, e morrem em seus delitos e pecados – I João 2.19; João 13.30;
Filiação a igreja não garante salvação – caso de Simão Atos 8.21;
Alexandre II Timóteo 4.14

A Confissão de Westminster diz:
“Os que Deus aceitou em seu Bem-amado, eficazmente chamados e santificados pelo seu Espírito, não podem cair do estado de graça, nem total nem finalmente; mas, com toda certeza, hão de perseverar nesse estado até o fim e estarão eternamente salvos” (XVII.1).
Os regenerados são salvos perseverando na fé e na vida cristã até o fim (Hb 3.6; 6.11; 10.35-39), como Deus os preserva. Esta doutrina não significa que todos aqueles que já professaram ser cristãos serão salvos

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Escolhido Para Ser Apóstolo

Conhecendo os discípulos/apóstolos de Jesus Cristo


A palavra “discípulos” se refere a um “aprendiz” ou “seguidor”. A palavra “apóstolo” se refere a “alguém que é chamado e enviado”. Enquanto Jesus estava na terra, os doze eram chamados discípulos. Os 12 discípulos seguiram a Jesus Cristo, aprenderam com Ele, e foram treinados por Ele. Após a ressurreição e a ascensão de Jesus, Ele enviou os discípulos ao mundo (Mateus 28:18-20) para que fossem Suas testemunhas. Eles então passaram a ser conhecidos como os doze apóstolos. No entanto, mesmo quando Jesus ainda estava na terra, os termos discípulos e apóstolos eram de certa forma usados alternadamente, enquanto Jesus os treinava e enviava para pregarem.

Os doze apóstolos originais estão listados em Mateus 10:2-4: “Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: primeiro, Simão, por sobrenome Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Zelote, e Judas Iscariotes, que foi quem o traiu”. A Bíblia também lista os 12 discípulos/apóstolos em Marcos 3:16-19 e Lucas 6:13-16. Ao comparar as três passagens, há algumas pequenas diferenças. Aparentemente, Tadeu também era conhecido como “Judas, filho de Tiago” (Lucas 6:16). Simão, o Zelote também era conhecido como Simão, o cananeu. Judas Iscariotes, que traiu Jesus, foi substituído entre os doze apóstolos por Matias (veja Atos 1:20-26). Alguns Teólogos vêem e acreditam nos escritos Sagrados que o apóstolo Paulo foi a escolha de Deus para o apostolado. Paulo (Paulo de Tarso), convertido após a Ascensão de Cristo, pelo que nunca chegou a conhecer pessoalmente o seu mestre. Embora não tenha convivido com Jesus, era considerado um apóstolo pelos outros, tendo recebido a missão apostólica a partir do próprio Jesus - Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém. Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; mas levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer. (Atos 9:1-6); Depois, foi visto por Tiago, mais tarde, por todos os apóstolos e, afinal, depois de todos, foi visto também por mim, como por um nascido fora de tempo. Porque eu sou o menor dos apóstolos, que mesmo não sou digno de ser chamado apóstolo, pois persegui a igreja de Deus. (1 Coríntios 15:7-9). Dedicou a sua missão especialmente aos não-judeus.
Os apóstolos foram:

1) André;
2) Bartolomeu (Natanael);
3) Tiago (Filho de Alfeu);
4) Tiago (Filho de Zebedeu);
5) João;
6) Judas (não o iscariotes);
7) Judas Iscariotes;
8) Mateus;
9) Filipe;
10) Simão Pedro;
11) Simão Zelote;
12) Tomé;
13) Matias (Substituindo a Judas) 14) Paulo (Escolhido pelo próprio Cristo – “Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel” Atos 9.15 ).
Pr. J Miranda